História
SBEM - Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, como na maioria dos locais, a Endocrinologia, como especialidade, se iniciou há muito pouco tempo, não tendo, certamente, mais que 40 anos.

Apesar das dificuldades de comunicação existentes na década de 60, quando se firmava a nova Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, no Nordeste começaram a surgir os simpatizantes da especialidade, considerando na época não apenas complexa, mas, principalmente, difícil de ser praticada, em virtude da dificuldade de realização dos exames hormonais necessários ao seu bom desempenho.

Em 1965 Túlio Fernandes, recém formado pela Universidade de Pernambuco, chega a Natal iniciando a especialidade no local, anteriormente só exercida por clínicos. Só quatro anos depois, em 1969, retorna a Natal o segundo endocrinologista, José Augusto Costa Neto, que houvera realizado residência em clinica médica e endocrinologia no Rio de Janeiro. Ainda em 1969, também retorna a Natal, após estágio no Hospital das Clinicas de São Paulo e especialização em Endocrinologia e Medicina Nuclear pela Universidade do Chile a primeira mulher endocrinologista do RN, a doutora Maria Lucia Coelho Nóbrega.

Em 1970 foi realizado concurso público para professor de endocrinologia na já existente matéria de ensino, parte da disciplina de clinica médica I, tendo sido aprovados os dois candidatos únicos: Costa Neto e Lucia Coelho. Em 1976, as professoras Vera Lucia Gomes da Costa Ferreira e Tânia Maria Negreiros Rosado Lopes foram admitidas na disciplina, e no ano seguinte entraram Maristela Vasconcelos Leite e Marcos Antonio Oliveira. Ambulatórios específicos (em endocrinologia ginecológica – Dra. Tânia Rosado e posteriormente Dra. Tecia Maria de Oliveira Maranhão; Programa de diabetes – Dra. Marcos Antonio Oliveira, no antigo INAMPS, e Dra. Maristela Vasconcelos, no Hospital das Clinicas) foram desenvolvidos.

As dificuldades para obtenção do título de especialista, aliadas a exigência de um certo número de titulados na criação de uma regional, fez com que o grupo ficasse filiado a regional de Paraíba de SBEM durante quinze anos.
Só em 25 de maio de 1995 foi criada e aprovada a nova regional do Rio Grande do Norte, com a seguinte diretoria:

Presidente
Dr. Almir de Barros Moreira

1º. Vice Presidente
Dr. Maria Lúcia Coelho Nóbrega

2º. Vice Presidente
Dra. Maristela de Vasconcelos Leite

Secretária
Dra. Vera Lucia Gomes da Costa Ferreira

2ª. Secretária
Dra. Cristiana Maria Ferreira Costa

1º. Tesoureiro
Dr. João Carlos Castor de Lima

2º. Tesoureiro
Dr. Carlos Alexandre Cavalcante Xavier

Entre os sócios fundadores da regional do rio grande do norte: Lucia Helena Coelho Nóbrega, Tereza Maria Figueiredo Campos Fontes, Maria de Fátima Paiva Baracho, Eliane Sepúlveda, Neidmar da Mata Silva, Tânia Maria Negreiros Rosado Lopes, Albenise de Lima Pinto, Isa Maria Soares de Araújo, Ivone Bernardo de Souza, Jose Alirio Freire, Jose Simplicio Maia, Karla Fabiana Santana de melo, Marcos Antonio de Oliveira, Jorge Cavalcanti Boucinhas, Maria das Graças Silveira, Pedro de Alcântara Farias, Tamar Galvão de oliveira Lima, Tecia Maria de Oliveira Maranhão e Anna Karina Pereira de Medeiros.

 

Av. Romualdo Galvão, 773 - Sala 1004 - Edifício SFAX - Barro Vermelho - Natal/RN - CEP 59022-100
Tel/fax: (84) 3201.1144