SBEM foi fundada sob o nome de Sociedade de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro em 1º de setembro de 1950, por iniciativa do Dr. José Schermann, do Dr. Francisco Arduíno, do Prof. Clementino Fraga Filho, do Dr. Heitor Felix e do Dr. Nelson Nogueira.

Foi transformada em Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia após démarches entre a Sociedade do Rio de Janeiro e Endocrinologistas de São Paulo.

Em reunião ocorrida na Santa Casa de São Paulo, no dia 30 de agosto de 1954, foi adotada, definitivamente, a modificação do nome da Sociedade para SBEM, com a participação, entre outros, dos Profs. Waldemar Berardinelli e Ulhôa Cintra e dos Drs. Ulisses Lemos Torres, Arnaldo Sandoval, A Mesquita Sampaio, Luciano Décourt e Eugênio Chiorbolli.

À procura de expansão da SBEM, a Diretoria Nacional (Rio de Janeiro), em colaboração com especialistas dos estados, fundou cinco Regionais. Participaram destes projetos os Drs. José Salles de Oliveira Coutinho e J. Procópio do Valle, respectivamente presidente e 1º secretário, representando a Diretoria Nacional, e os seguintes especialistas, de seus respectivos estados:

  •  Paraná – Drs. Antenor Pamphilo dos Santos, Orlando de Oliveira Mello, Alfredo de Morais e Silva Filho, Marques Faria, Gastão Silva e Azor Cruz, entre outros. Neste estado, na data de 14 de setembro de 1957, havia sido fundada a Sociedade de Endocrinologia e Nutrição do Paraná. Graças à compreensão de seus líderes, foi esta incorporada, como Regional do Paraná da SBEM, em 11 de agosto de 1958.
  • Rio Grande do Sul (11/09/1958) – Drs. Arhon Hutz, Rubens Mena Barreto Costa, Henry Wolff, Maurício Seligman, Luiz Settineri, Pery Riet Corrêa, Wener Soldan e Walter Zelmanovitz, entre outros.
  •  Pernambuco (11/09/1958) – Drs. Luiz Inácio, Nelson Chaves, Martiniano Fernandes e Santos Moura, entre outros.
  • Minas Gerais (11/09/1958) – Drs. Aulo Pinto Viégas, Nelson Ziviani, Maria das Dores Souza de Moraes, Hermes Pardini, Roberto Mundim Pena, Alpheu Vaz de Mello e Antônio Rodrigues Ferreira, entre outros.
  • Bahia – Na gestão da Diretoria Nacional (Rio de Janeiro), graças à iniciativa de seu presidente, Dr. Luiz Carlos Lobo, e especialistas de Salvador, tendo à frente a Dra. Anita Guiomar Franco Teixeira, foi fundada, em 10 de junho de 1965, a Regional da Bahia.