Apesar da Criação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) datar de 1950, as dificuldades para obtenção do título de especialista, aliadas à exigência de um certo número de titulados na criação da Regional, fez com que o grupo de endocrinologistas do Rio Grande do Norte ficasse filiado à regional da Paraíba durante 15 anos (1980 a 1995).

Em 25 de maio de 1995 foi criada e aprovada a regional Rio Grande do Norte da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM RN), com seguinte diretoria:

Presidente: Almir de Barros Moreira
1º Vice-Presidente: Maria Lúcia Coelho Nóbrega
2º Vice-Presidente: Maristela de Vasconcelos Leite
Secretária: Vera Lúcia Gomes de Costa Ferreira
2ª Secretária: Cristiana Maria Ferreira Costa
Tesoureiro: João Carlos Castor de Lima
2º Tesoureiro: Carlos Alexandre Cavalcanti Xavier

Além da diretoria, os outros sócios fundadores foram: Lúcia Helena Coelho Nóbrega, Tereza Maria Figueiredo Campos Fontes, Maria de Fátima Paiva Baracho, Eliane Viana Sepúlveda, Neidmar da Mata Silva, Tânia Maria Negreiros Rosado Lopes, Albenise de Liam Pinto, Isa Maria Soares de Araújo, Ivone Bernardo de Souza, José Alírio Freire, José Simplício Maia, Karla Fabiana Santana de Melo, Marcos Antônio de Oliveira e Silva, Jorge Cavalcante Boucinhas, Maria das Graças Silveira, Pedro de Alcântara Farias, Tamar Galvão de Oliveira Lima, Tecia Maria de Oliveira Maranhão e Anna Karina Pereira de Medeiros.

Desde a sua fundação, A SBEM RN sempre teve, dentre outros, o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre endocrinologistas nacionais bem como o aprimoramento e atualização científica.

Foram realizados alguns eventos locais, regionais e até nacionais, dentre os quais destacam-se:

I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia, 09 a 11 de outubro de 2009, realizado no Hotel Serhs, presidido por Dra Maria Lúcia Coelho Nóbrega.
XV Encontro Brasileiro de Tireóide (EBT 2012), 28 de abril a 01 de maio de 2011, realizado no Centro de Convenções de Natal, presidido por Dr Tadeu Alencar.
V Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBAEM 2013), 20 a 23 de agosto, no Centro de Convenções de Natal, presidido por Dr Tadeu Alencar.

Hoje, A SBEM RN conta com 64 associados, sendo 42 titulados.